segunda-feira, 3 de março de 2014

VASINHOS

Vasinho nas pernas
O que são?



São veias finíssimas que se dilatam e marcam a pele. Exatamente, aqueles traços na pele com o formato de teia ou também chamados de aranhinhas.
Essa é a principal queixa das mulheres. Umas têm mais, outras têm menos, mas o fato é que quase todas as mulheres têm.
E como este é um problema de interesse geral, estou reunindo aqui informações e orientações de médicos especialistas no assunto que agora quero dividir com vocês.

FATORES QUE PODEM CAUSAR VASINHOS:
Uso de hormônios como anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, ficar muito tempo em pé ou sentado, obesidade, sedentarismo, gravidez.
 ELES VÃO VIRAR VARIZES? Não! Eles não viram varizes, ao contrário, os vasinhos indicam que algo está errado com as veias maiores.
Portanto, antes de você apelar para tratamentos estéticos que prometem milagres, procure orientação médica (cirurgião vascular ) para saber o que está nutrindo os vasinhos. Se você tem varizes e não tratar a raiz do problema, não adiantará fazer laser ou escleroterapia, pois os vasinhos vão retornar e piores do que eram.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRATAMENTOS PARA OS VASINHOS?







Escleroterapia





Laser






Luz pulsada






Crioescleroterapia






Microcauterização






Radiofrequência



TIRANDO ALGUMAS DÚVIDAS COM OS ESPECIALITAS.


Ter ou não vasinhos depende da genética?
Não necessariamente. O fator hereditário desempenha um papel importante no surgimento dessas veias. Mas, o fato de a mãe ter vasinhos não significa que a filha apresentará essa característica.

Em que idade é mais comum surgirem essas marquinhas?
Eles podem aparecer em qualquer idade. Em mulheres com essa tendência, os primeiros vasinhos podem despontar ainda na adolescência por causa da explosão de hormônios.

Calça justa contribui para que eles apareçam?
Não!  Porém, a depilação com cera quente pode ter algum papel desencadeante.

A alimentação pode influenciar?
Não. Mas o excesso de peso pode agravar o problema.



COMO AGE O LASER NO TRATAMENTO DOS VASINHOS



Há relação entre o uso de anticoncepcionais e a quantidade de vasinhos?
Não há comprovação científica. Mas, convém consultar seu ginecologista para ele avaliar o seu caso.



Sedentarismo pode agravar o problema?
Sim. A falta de atividade física regular deixa a musculatura flácida, especialmente a da panturrilha, que é importante para ajudar no bombeamento do sangue de volta para o coração.











Que exercício ajuda a melhorar o problema?
Não é que melhore, já que os vasinhos vão continuar lá até que você resolva secá-los. Exercícios aeróbicos beneficiam a circulação sanguínea. A Musculação é recomendada com cautela e é preciso que ele seja bem orientado e progressivo.

Massagem faz bem para quem tem vasinhos?
Pode aliviar a sensação de cansaço e de peso nas pernas momentaneamente, mesmo assim recomenda-se sessões de drenagem linfática  (realizada por um profissional competente e especializado) como forma de reduzir o edema (inchaço) nas pernas.






Vasinhos doem?
Algumas mulheres relatam ardência, especialmente no período pré-menstrual. Mas, apesar de considerados uma doença varicosa, os vasinhos não doem.

É necessário secá-los em consultório?
Essa é uma decisão meramente estética, já que os vasinhos não se transformam em varizes. Mas prefira secá-los nos meses frios, quando a exposição ao sol é menor.


As meias de compressão evitam o problema?
Não
. As meias não evitam o problema, mas se for o caso de usá-las faça uso durante o dia. É importante que você busque orientação de um profissional da área para escolher um modelo na extensão, na compressão e no tamanho, adequados



Fica aí o recado!
Vamos dar o passo certo nessa direção e cuidar bem das nossas pernas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

GATAS VAIDOSAS DEIXEM UM COMENTÁRIO